CECÍLIA MEIRELES - Personagem da História

Poetisa, professora e jornalista brasileira, Cecília Meireles nasceu em 07 de novembro de 1901. Por ficar órfã com apenas três anos de idade, foi criada por sua avó. Desde jovem se dedicou aos estudos e com apenas dezesseis anos, em 1917, se formou professora pelo Instituto de Educação, passando a lecionar desde então.

Envolvida com a literatura, escreveu seu primeiro poema em 1919: conhecido como Espectros, a obra contém dezessete sonetos que trabalham temas históricos variados. Também foi parte do grupo da Revista Festa e ao lado de nomes da escrita brasileira condenava o movimento modernista e a Semana de Arte Moderna de 1922.

Aprofundou-se nos estudos sobre temas como música, folclore, literatura e educação, sobre os quais também escreveu. Continuou publicando seus poemas, às vezes incluindo outras produções artísticas suas - como aconteceu ao publicar seu ensaio Batuque, Samba e Macumba com ilustrações que tinha feito. No período de 1930 a 1931 trabalhou também como jornalista e expôs sua opinião sobre os problemas dentro do setor educacional do país, além de escrever também sobre folclore. 

Continuou lecionando e construiu uma carreira internacional dentro da educação. Cecília Meireles faleceu em 09 de novembro de 1964.

 

Voltar
Conheça os alunos aprovados nos vestibulares