CLARICE LISPECTOR - Personagem da História

Nascida no dia 10 de dezembro de 1920, em Tchetchelnik, na Ucrânia, CLarice Lispector veio ao Brasil com apenas dois meses. De primeira, instalou-se no município de Maceió junto com seus pais e suas duas irmãs. Ainda pequena, mudou-se novamente: dessa vez foi morar em Recife, onde se alfabetizou com facilidade e aprendeu também línguas como o inglês e o francês.

Perdeu sua mãe com apenas 9 anos e então seguiu para sua terceira cidade: Rio de Janeiro. Vivendo com o pai e as irmãs, a jovem começa então um curso de Direito. Enquanto estudava, com apenas 19 anos, publicou seu primeiro conto, chamado Triunfo. Clarice se formou na faculdade em 1943, mesmo ano em que publicou o romance Perto do Coração Selvagem e que se casou com seu colega de sala Maury Gurgel. O casal então morou em diferentes países durante anos e tiveram dois filhos, Pedro e Paulo.

Após o divórcio, Clarice retorna ao Rio de Janeiro e ingressa em jornais como o Correio da Manhã e o Diário da Noite. Em seguida lança "Laços de Família" e  "A Maçã no Escuro". Após passar por um incêndio em sua residência, a escritora vive isolada e produzindo novas obras. Lança mais inúmeras obras e entra para o Conselho Consultivo do Instituto Nacional do Livro. Sua última obra foi A hora da Estrela, consagrada também em uma peça cinematográfica.

Clarice Lispector faleceu no dia 9 de dezembro de 1977, conhecida como uma grande escritora brasileira e ganhadora de prêmios como Jabuti e Graça Aranha.

 

 

Voltar
Conheça os alunos aprovados nos vestibulares